Fórum de Seminários 2009 - CLAI




O Ápice do Encontro foi a fundação do Fórum de Educação Teológica Latino-Americana e Caribenha e a definição de uma agenda de trabalho e da sua primeira reunião a ser realizada de 9 a 12 de Setembro de 2010 em Cochabamba - Bolívia .


Este foi um passo significativo do trabalho das associações de seminários teológicos convocados pelo Conselho Latino Americano de Igrejas - CLAI reunidos nestes dias 26 e 27 de outubro no Colégio PIO XI, SP.



A criação do novo fórum, agora mais inclusivo e representativo da diversidade latino americana, somam avanços após o aprofundamento das discussões que envolveram questionamentos relativos ao futuro da Educação Teológica na América Latina.



Estiveram presentes representantes das seguintes associações de seminários ASTE, CETELA, ASIT, além dos seminários METODISTA, IEPG e IAET e membros do CLAI e CMI. A Editora SINODAL coordenou um dos painéis sobre publicação da produção teológica.



O Grupo reafirmou o Manifesto por uma Educação Teológica de Qualidade (esta num conceito mais provocador - acessível, solidária, inclusiva e diversa) - nesta linha o Prof. Roberto E. Zwetsch desafiou-nos a refletir sobre a exigência da Interculturalidade no processo formativo na Educação Teológica.



Diante da análise do contexto histórico refletimos sobre as diversas crises - desde a econômica até a crise ecumênica e o anti-ecumenismo vivido por nossas igrejas e seminários. Numa resposta a Assembléia de 2006 foi preparado uma proposta de Curso de Ecumenismo que será implantado nos diferentes países em 5 instituições credenciadoras.



Confrontando as diferentes realidades e demandas das instituições de ensino teológicos ali presentes foram encaminhados algumas resoluções que propõe ações de integração, redes de bibliotecas, intercâmbio de alunos e professores e um plano conjunto da América Latina para nossa participação eficaz no Programa de Educação Teológica do Conselho Mundial de Igreja.



Assessoraram o Encontro Néstor Míguez e Ofélia Ortega.



Saímos do Encontro com novas esperanças e com o espírito renovado para os desafios que nos foram propostos.



O IEAT se une as associações de seminários e centros teológicos da América Latina e Caribe para trabalhar por uma Educação Teológica de Qualidade: Missionária, Ecumênica com uma profunda Mística Cristã.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CURSO DE FORMAÇÃO MINISTERIAL CRISTÃ: